Os Aventureiros

domingo, 4 de maio de 2008

Los dias con mi madre

Estes dias com a minha mãe foram em tudo semelhantes aos que passei com o meu pai. No entanto, o croissant de manhã, como faz em telheiras e algumas outras rotinas e gestos, tornaram a experiência com a minha mãe diferente da que vivi com o meu pai.
Os passeios foram parecidos, excepto no último dia, passado no zoo, mas as sensações, as conversas e as cumplicidades, embora parecidas, foram completamente diferentes.
Quando levei a minha mãe ao comboio não me apercebi, em parte porque estava de directa duma discoteca, dos sentimentos que, só agora que acordei, me invadem. O mesmo vazio, a mesma saudade que anteriormente vivi.
O que mais me custa, e só agora o vejo, é pensar que, ao irem embora, vão orgulhosos da pessoa em que me tornei e que, agora, conseguiram ver melhor. O que custa, é pensar que a criança que era antes, se escondeu, não morreu porque a criança dentro de nós nunca morre, mas deixou de ter tanta ênfase.
Gosto de me sentir capaz, gosto de ser adulta e pensar como tal, gosto de viver sozinha e de ter a minha independência, mas imagino o quanto custa aos meus pais verem que a Ana, a menina de cabelinhos finos e perninhas magricelas, que liderava tudo e todos, e que andava sempre aos saltinhos por todo o lado, cresceu e se tornou adulta. Custa-me pensar nos carnavais que já não são passados no zoo, custa-me pensar nas festas de anos que já não são no parque da serafina, custa-me pensar nos passeios no pontão que já não percorridos pendurada no braço do meu pai.
Não podia sentir-me mais realizada, mais confiante da amizade que tenho com os dois, da cumplicidade que partilhámos nestes dois fins de semana, da vida que levo aqui. Não me arrependo das decisões que tomei, não me arrependo dos rumos que segui e dos laços que criei em cada um deles. Não me arrependo de nada, e só me posso sentir a pessoa mais feliz, por poder partilhar tais experiências com esta família.
Ao meu pai e à minha mãe, o maior obrigado por tudo o que me ensinaram. Ao meu irmão, o maior obrigado por todas as partilhas, e o desejo de que vivas algo assim, porque sei que vais amar, e também eu quero ler-te e aprender sobre ti quando viveres isto.
A todos os outros, o maior obrigado por estarem aí.
Estou orgulhosa de mim, por vos ter a vocês todos. Mudei muito com esta experiência. No geral, acho que para melhor. Mas ainda há muito para aprender. É com isso que conto, no regresso.

5 comentários:

Anónimo disse...

Oi, meu amor
Também eu gostei muito destes dias contigo, da cumplicidade com a minha filha crescida, mas que a minha memória vai sempre buscar com nódoas negras nas pernas e palmeirinha no alto da cabeça.Gostei da tarde no Zoo, que me lembrou outras tardes de partilha e descoberta. Sei, como te deixei escrito, que estás uma mulher de que me orgulho muito, e no meu coração continua a morar uma bébé linda, refilona e doce como só tu...espero ansiosa pela tua vinda, para te ajudar em cada dia a crescer sempre bem...amo-te minha querida

Anónimo disse...

minha gente...meus amores.
ana mudaste mas continuas a mesma menina lamexas de sempre. mas queres sbr?adoro te assim, e adoro ainda mais qd és a unica q dizes q gostas de mim...é tao bom!
ja vos disse q prontossssss sou tia. cm e q uma pessoa tao pequenina muda a nossa vida. de repente passamos a ver as coisas de outra forma e a pensar mais nos nossos actos. se calhar isto passa, mas agora sinto que de alguma forma aquele ser depende de mim e que eu tenho de ser uma melhor pessoa. estranho não é? tou cheia de saudades vossas e tinha mesmo, mesmo de partilhar isto com vocês. tem imenso cabelo, umas mãos enormes e orelhas À elfo. e dps nc pensei tornar me naquelas pessoas q falam de uma forma...va la... digamos: parva, e que dizem que é lindissimo qd no fundo no fundo parece um rato. mas é lindo e a coisa mais doce do mundo. ainda só peguei nele uma vez...acho que tenho medo de o partir. o que me faz mais impressão é a cabeça que parece não pertencer àquele corpo e que vai cair a qualquer momento. o miudo já mijou duas vezes para cima de pessoas, o que me diz que é um fixolasss=). e pronto sou uma garota babada.
entretanto houve uma festa da ESE mas eu revoltei me eeeeeee... não fui. não sei, parece que deixei de ter paciencia para festas...confesso ando um bocado esquesita. acho que ando num periodo de reflexão...ou então de cansaço. sim cheguei aquele estado em que prefiro dormir do que ir sair À noite. será que estarei a ficar velha?
sei que me estou a alongar, mas enfim não tenho net à imenso tempo e agr que tenho ando a informarme do que se passa, e claro está não me esqueci de vocês.
ahhh a pila do miudo é realmente grande. ele nao gosta mt que lhe mexam lá...axo q ainda n percebeu as coisas boas da vida.lololol. ainda anda na fase oral tadito.
o meu irmao já teve uma conversa seria com ele. lálhe disse que ele iria apaixonar se e tinha de usar preservativos...enfim eu axo q sim. ao menos n se pode queixar de que não o informaram. ah o cao, umas das nossas preocupações, está a reagir mt bem ao bebe. qd ele chora fica alerta e corre para o meu irmao como se o fosse alertar.
enfim, continuando, a ESE continua fantastica, são mts os trabalhos e mt pouca a vontade. enfim, andamos todas sem vida e um pc perdidas. a dna dora continua a mesma coisa, e eu tbm: ontinuo a estragar passes, a pagar as propinas atrasada, agr o dvd nao funciona nem a maquina fotográfica, é assim a vida.
tenho saudades da vossa alegria... aqui vos espero minha gente adorada pelo noxo shor jesus cristo super star que está sempre convosco assim como eu. beijos minha gente.
que santo é hoje?

Anónimo disse...

o tempo de ERASMUS realmente é uma coisa mt booa!! =D
Podemos morrer de saudades de casa, das nossas coisas, da nossa familia, dos nossos amigos... mas vivemos uma realidade completamente diferente do q se estivessemos la ag... na ESE... em Lx...É uma oportunidade de conhecermos pessoas c uma mentalidade, experiência de vida e projectos para o futuro completamente diferentes... o q nos faz ver a vida de uma outra forma!


tas crescisda oh-erasmica-semelhante-que-tem-orgulho-em-ser-adulta!!


Oh ana...e por favor... vamos aproveitar o melhor possivel os 2 meses q nos restam ok? Pq sabes tao bem cm eu q, se nos temos saudades de Portugal agora... vamos ter o triplooo de Espanha(tu) e Polonia (eu)daqui a uns mesinhos...

coelho_branco disse...

tão querida, bolas! és mesmo especial*

Anónimo disse...

Querida Prima:

Descobri o blog das tuas crónicas, dos teus desabafos.
São lindos, brilhantes e ainda tens a virtude de partilhares essas sensações connosco. Estás longe de nós, mas aqui no nosso coração.
Pessoalmente, conheço bem essas epopeias, também as vivi e senti na minha altura, não existiam blogs só cartas, mas enfrentar o mundo desconhecido sozinho, de peito aberto continua a ser igual. Deixas-me estarrecido e cheio de saudades.
Engraçado, o meu Erasmus foi á 12 anos e Barcelona já faz 4 anos (tou mesmo velho), percursos e tempos diferentes mas algumas coisas em comum, que grande orgulho querida prima. (só te falta Macau :) estou a brincar)
Algo te posso garantir…é impossível parares de queres ainda mais do que é novo, de tudo aquilo que ainda não conheces.

Beijinhos da Ásia
João, Sam, Inês e Isabel